-
Arquitetos: Studio Gang
- Área: 2 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Tom Harris
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Brownsville, no Brooklyn, a nova instalação da Equipe de Resgate 2 foi projetada com o propósito de servir como local de treinamento, permitindo que a força de elite de equipes de resgate especializadas do FDNY recrie e simule uma variedade de condições de emergência dentro e ao redor do edifício.
A empresa de resgate é treinada para responder a várias situações de emergência, desde incêndios e queda de edifícios até resgates na água e operações de mergulho. Durante essas emergências, os socorristas devem frequentemente aproveitar aberturas e passagens dos edifícios, seja criando-as para deixar o calor e a fumaça sair de uma estrutura ou as identificando para usá-las como rota de fuga.
Para melhorar as condições de treinamento, as novas instalações organizam-se em torno de um grande espaço vazio que se estende desde o solo até ao nível da cobertura do edifício. Esse vazio permite, não só, que a equipe pratique situações de resgate que semelhantes às condições recorrentes da cidade, utilizando sua altura junto de elementos como varandas, pontes, portas e escadas, como também permite a entrada de luz natural e ar fresco, melhorando a qualidade de vida dentro do edifício.
O projeto também cria um ambiente comunitário que colabora com o bem-estar dos agentes de resgate. A cozinha é projetada como um espaço social principal, abrindo-se para o térreo. O quintal oferece um local para o indispensável tempo de espera, para a socialização e churrascos ao ar livre. Varandas da sala de ginástica e do escritório ajudam a renovar o ar do segundo piso.
Para reduzir o consumo de energia do prédio e diminuir sua pegada de carbono, utilizou-se de estratégias como telhado verde, sistema de climatização geotérmico e sistema de aquecimento solar de água. Com espaços adaptáveis, abordagem ambiental e escala acolhedora, a nova instalação da equipe de resgate é tanto um espaço comunitário do bairro quanto uma importante peça de infraestrutura, colaborando com uma equipe altamente treinada que protege aqueles que chamam Nova York de lar.
No exterior, painéis ricos em detalhes emolduram uma série de aberturas, dando vida a esses pontos de conexão entre a instalação e a comunidade a qual ela serve.
Um estudo inicial dos equipamentos da equipe direcionou o processo de projeto desde o início e nos ajudou a conceber o próprio edifício como uma ferramenta de treinamento.